Uma conversa entre mãe e filha

Não dá para dizer que foi um choque. Mesmo sem certeza, a gente sempre tem a noção de quem realmente somos.

Nem por isso as palavras deixam de doer.

A Rita, minha mulher, conversava com a Paula, numa típica conversa entre mãe e filha.

Conversa rápida, mas esclarecedora:

  • Você precisa parar de querer namorar com meninos nerd, disse a Rita, de uma forma incisiva.
  • Olha quem fala, respondeu a Paula, sem margem para continuação da conversa.

Nerd!

Foi a primeira vez que lidei com esta palavra na primeira pessoa. 

As pessoas tradicionalmente associam os Nerds a figuras inteligentes de óculos, escondidos em quartos escuros, socialmente desajeitados e não muito atraentes.

O estereótipo popular Nerd

Minha filha tinha razão: exceto pela palavra ‘inteligente’, eu me encaixava perfeitamente nesse estereótipo popular de Nerd.

Mas pensando na real (abaixo) definição de Nerd, posso dizer que não foi ofensivo. 

Nerd: pessoa que tem um grande interesse ou paixão por atividades intelectuais, tecnológicas, ou culturais, como ciência, computação, jogos, quadrinhos, ficção científica e ao conhecimento de forma geral, e que se dedica profundamente a esses interesses. 

É como se o rótulo Nerd tivesse me dado uma caixa sob medida, onde eu vi que cabia perfeitamente.

O Orgulho Nerd 

A palavra e o conceito “Nerd”, naquela época, não eram universalmente coisas positivas. E até hoje não tenho certeza se são. Se fossem coisas boas de verdade não sei se existiria o Dia do Orgulho Nerd – 25 de maio.

Nunca ouvi falar do dia do orgulho esportista. Ou o dia do orgulho influencer. 

Enfim, o Dia do Orgulho Nerd, que pode ter surgido como uma grande brincadeira, se tornou o momento mundial para cultuar a diversidade intelectual e celebrar a paixão pelo conhecimento. 

Dia 25 de maio

A escolha do dia 25 de maio em si já é uma grande história.

Arthur Dent (Guia do Mochileiro das Galáxias) oferecendo uma toalha para o R2-D2 – Don’t Panic

Além da referência ao lançamento do primeiro filme da epopeia Star Wars em 25 de maio de 1977, nesta data se comemora também o Dia da Toalha.

Dia da Toalha?! Sim, toalha é o item que, segundo o Guia do Mochileiro das Galáxias, é indispensável para qualquer um que queira sobreviver no espaço. Vale saber mais sobre isso: Dia da Toalha.

A virada Nerd

A forma como o mundo enxerga os Nerds começou a mudar quando, a imagem daqueles meninos, que não frequentaram as descoladas equipes de esportes nas escolas por onde passaram, começaram a frequentar as matérias sobre empresários de sucesso num mundo que eles mesmos ajudaram a construir.

Nerds adaptando o mundo

“Se não dá para se adaptar ao mundo, vamos adaptar o mundo”.

Os conceitos e explicações que os Nerds conseguem oferecer para problemas reais e complexos ajudam a dar nexo e a criar soluções para o mundo.

Assim, os Nerds começaram sair de suas tocas escuras e passaram a surgir por todos os lados: Nerds cozinheiros, Nerds escritores, Nerds psicólogos, Nerds advogados, Nerds empreendedores…

Eles todos, com sua busca incansável pelo novo, pelo inédito, estão tornando o mundo um lugar muito mais legal para se viver. 

A resposta para minha filha

Então, filha, a resposta pode estar sendo um pouco tardia, mas obrigado por enxergar em mim este perfil que talvez até eu mesmo não visse. Ao longo dos anos, aprendi que ser Nerd é mais do que gostar de tecnologia, é uma forma diferente de ver o mundo. É uma busca por entender o desconhecido, por encontrar beleza no que é complexo. 

E você?

Ah, talvez você também seja mais Nerd do que imagina. 

Faça o teste clicando no botão abaixo e depois me conta o que você achou:

Sobre este texto

As imagens usadas neste texto foram criadas usando as ferramentas de Inteligência Artificial Leonardo.ai, Microsoft Designer e ToonMe.

O texto foi concebido e criado usando Inteligência Nexialista Nerd Victor Cosme.